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Le poeme de l'Ame, Louis Janmot |
ALMA é um espírito imortal, incorruptível, dotado de inteligência e
de vontade, criado por Deus para forma do corpo humano.
É criada para cada corpo humano depois de concebido, e contrai o pecado original no momento da sua união com o corpo.
É operação própria da alma entender o que abstrai das coisas
sensíveis por meio dos sentidos. É pela alma que conhecemos e queremos. Está toda em todo o corpo e em cada parte
do corpo, dando-lhe unidade e vida. Após a morte, vai imediatamente ou para o Céu, ou para o Purgatório, ou para o
Inferno, segundo a sentença que Deus lhe der, e conserva os
conhecimentos adquiridos neste mundo. Pode conhecer as
ações dos vivos pelas almas que vão entrando na eternidade,
ou pelos Anjos, ou pelos demônios, ou por revelação de Deus,
e pode aparecer aos vivos, mas tal aparição é miraculosa.—
A alma, porque é puramente espiritual, não tem forma, nem
peso, nem cor; é invisível, mas todos vêem os seus efeitos,
atos que nenhum corpo é capaz de produzir: entender, querer, amar, raciocinar. — Devemos querer-lhe mais do que ao
corpo. — A salvação da nossa alma é o negócio mais importante da nossa vida, pois disse Jesus: «Que aproveita ao homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma?».
Ev. S. Mat. XVI. 26. É também um negócio absolutamente
pessoal, pois ninguém pode substituir outrem no trabalho da
sua santificação. Ao mesmo tempo é um negócio urgente,
porque a vida é breve e a morte pode chegar repentinamente.
Por isso Jesus preveniu: «Estai preparados».
Há quem diga que a alma não existe, que o homem é apenas
um animal aperfeiçoado. Isto é uma afirmação falsa. Com
efeito, se o homem fosse apenas um animal aperfeiçoado, não
haveria entre ele e os outros animais senão uma diferença de
grau, isto é, as faculdades que existem nos animais seriam
mais perfeitas no homem, e nele não haveria mais faculdades
que nos animais. Mas sucede o contrário: o homem é menos
forte que o boi, menos ligeiro que o cão, etc. Há no homem faculdades que nenhum animal possui: a faculdade de pensar,
a de compreender, a de julgar, a de falar, a de progredir, a de
prestar culto. Estas faculdades são absolutamente distintas
das faculdades do corpo, são de natureza mais elevada, mais
nobre, são de natureza espiritual. Os animais têm o instinto
preciso para se conservarem e se reproduzirem. Só o homem
tem a inteligência indispensável para progredir. As faculdades que são só do homem existem na alma humana.
Pe. José Lourenço (Dicionário da Doutrina Católica, 1945)
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